01 dezembro, 2011

Indígenas sofrem com altas taxas de suicídio

O tema não é novo... Em uma rápida googlada, encontrei vários estudos e notícias dando conta da alta taxa de suicídio entre as populações tradicionais do Brasil. A não novidade torna mais preocupante, pois sinaliza o pouco efeito que têm as políticas desenvolvidas pelo governo federal relativas ao povo que deveria ser o mais prezado deste país.  


Do Carta Capital


Protesto por direito ao uso de terra em áreas de conflito no Mato Grosso do Sul. Foto: Cimi

A taxa de suicído entre as populações indígenas do Brasil é quatro vezes maior do que no resto do país, segundo pesquisa veiculada pela Unicef nesta quarta-feira 30 de novembro. Um dos grupos analisados para a pesquisa foi justamento o Guarani Caiowá, alvo de chacina no último mês.

Mato Grosso do Sul e Amazonas concentram cerca de 81% dos casos de suicído do país. No primeiro, as taxas são 34 vezes maior do que a média nacional. O valor sobe ainda mais entre os jovens. O Brasil tem cinco casos de suicídio a cada cem mil habitantes; entre os jovens indígenas de MS, esse número chega a 446 casos para cada cem mil.

Assim, enquanto o Brasil tem uma das taxas mais baixas de suicídio da América Latina, essa relação se inverte quando se trata das populações indígenas. O estudo aponta que a discriminação sofrida pelos indígenas, assim como mudanças substanciais em seu entorno, como expansão das cidades e a especulação fundiária, como algumas das causas que levam a esses altos índices. Além disso, os jovens sentem-se impotentes para mudar a situação de suas comunidades.

Apenas em 2008, houve 17 suicídios no município de Amambia, onde vivem os Guarani Kaiowá. Destes nove eram adolescentes. Na cidade de Dourados, também no Mato Grosso do Sul, foram 25 no mesmo período. Oito eram adolescentes.

Leia também:

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/embriaguez-indigena
http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol30/n1/4.html
http://assets.survivalinternational.org/documents/208/Survival_Guarani_Report_Portuguese-2.pdf
http://oglobo.globo.com/pais/mato-grosso-do-sul-registra-suicidio-de-um-indio-cada-dez-dias-3122528
http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/cd26/fulltexts/0407.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2001000200005&script=sci_arttext
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/zuruaha/989
http://pib.socioambiental.org/pt/noticias?id=94770


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics