14 setembro, 2012

Algo vai mal quando vemos cachorro tentando morder o próprio rabo



Algo vai mal.
Leio notícia no Sul21 sobre a aplicação das verbas publicitárias do governo federal. O que espanta não é o fato de os dez maiores veículos de comunicação concentrarem 70% dos investimentos. Sequer o fato de o valor divulgado não incluir os valores gastos pelas estatais, isto é, os verdadeiros grandes anunciantes, tipo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, etc.
O que espanta é a explicação da ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas. Disse ela, à Folha de São Paulo, que “É inevitável que o maior volume de pagamentos seja dirigido a meios e veículos de maior audiência, que atingem um maior público, como é o caso da televisão”.
O governo investe mais nas maiores e as maiores, por sua vez, ficam “mais maiores” porque recebem mais investimentos. E assim o cachorro segue tentando morder o próprio rabo, sem se dar conta de que nunca conseguirá. Analogia: assim o governo nunca conseguirá fazer o que deve, pois dedica sua atenção quase que exclusivamente ao rabo (ou será à cabeça?).
Algo vai mal.
O governo não faz ou não quer fazer as contas certas. Se a questão é atingir “um maior público”, poderia investir de forma diferente. Primeiro, que já tenho por duvidosa essa necessidade de investir em publicidade (ou ao menos tanto quanto é investido), mas esse não é o caso aqui. Segundo, que é função do governo estimular a existência das pequenas mídias locais: rádios, jornais, mídias comunitárias, etc.  Atingirá, com certeza, o mesmo número de pessoas que assistem as novelas na televisão. E ainda estará desenvolvendo um mercado de trabalho muito maior do que o mercado que as dez maiores geram, pois todos sabem o quão restrita é essa indústria.
A desculpa da ministra significa apenas isso: a desculpa de um cachorro mordendo o próprio rabo. A desculpa de uma filosofia implantada há muitos anos, pela indústria da mídia, e que faz com que quem chegue ao governo acredite piamente que investir em publicidade só dá retorno se for realizado nas grandes mídias, pois eles atingem “um maior público”.
Algo vai mal.
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