02 junho, 2013

A bizarra nova direita

por Denise Queiroz


 Recorte da petição, feita às 15 hs de 02/06/13 

Bizarra é a única palavra que me ocorre para uma petição do avaaz em forma de campanha que apareceu no facebook (e imagino que já esteja em mails e reproduzida nas outras redes sociais virtuais) de retirar o direito ao voto de quem recebe bolsa-família. 

Quem me acompanha nas redes ou já compartilhou alguma mesa sabe que estou longe de certas facções da militância que aplaude e justifica qualquer ato desse governo de coalizão que não consegue reunir a tal coalizão para votar projetos importantes para o país. Mas como venho colocando há pelo menos dois anos em alguns posts, não de pode negar alguns avanços. Entre eles, a saída de milhões de cidadãos da linha de miséria absoluta é o que merece mais apoio. A crítica ao programa e seus braços ainda limitados, pode e deve ser feita, como bem a fez o Saul Leblon. Com a crítica bem feita, a reflexão ocorre, e o seu necessário aprimoramento acaba por aparecer. 


Mas o que esse movimento bizarro propõe, de retirar direitos de pessoas que mal e mal constam nas estatísticas como pessoas, está além, muito além, da crítica. Trata-se de uma proposta que nem mereceria uma letra de consideração, caso não encontrasse eco, a ponto de neste momento já somar 99 assinaturas, e de certamente ter algum "representante", provavelmente eleito pelo tal voto de cabresto que dizem querer eliminar do país, na Câmara dos Deputados. 

Não nos assustemos se em breve surgir uma petição para revogar a Lei Áurea. A nova direita brasileira certamente é mais criativa do que ousaram Mussolini e Hitler.

_____
Leia também:

Tirando comida da boca de crianças, por Paul Krugman
É preciso estar atento e forte, por T. G Meirelles

5 comentários:

  1. Gostei Denise, é isso, por medo propõem essa barbaridade.
    E não podemos esquecer o alerta do Saul Leblon sobre a magnitude e significado desse "incentivo" para esse contingente da população.
    Aproveito p/ perguntar se há mecanismos oficiais e sociais (tipo conselhos) de controle da distribuição do benefício, pois acho q aí - na distribuição - moram os perigos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Leblon alerta para isso. A extinção dos conselhos etc. Parece que os mecanismos de inscrição são bastante sérios, mas também há denúncias de duplicidade no recebimento. E não duvido de prefeitos que tentem usar eleitoralmente.
      Abraços, Magá!

      Excluir
  2. Quais os programas sociais cujos beneficiados teriam os direitos políticos cassados?

    - Bolsa Famía (beneficia milhões de famílias)
    - Enem (permite acesso de jovens carentes ao curso superior)
    - ProUni (financia os estudos de pessoas pobres. O Dem tentou derrubar na Justiça)
    - Minha Casa Minha Vida (casas a juros baixos para famílias pobres)
    - Transposição do Rio S. Francisco (combate aos efeitos da seca no Nordeste)
    - Luz Para Todos (eletricidade a todo o Brasil)
    - Crédito Direto para a Agricultura Familiar (o nome já diz tudo)
    - Desoneração da Cesta Básica (visando reduzir a inflação para famílias de baixa renda)
    - Programa de Construção de Cisternas (está chegando a UM MILHÃO de cisternas, beneficiando 20 milhões de pessoas de regiões secas)
    -Ferrovia Norte Sul (300 km já estão prontos, levando progresso a cidades da região Norte)
    - Redução da conta de luz (beneficiou a TODOS os brasileiros, tendo apoio inclusive da Fiesp)

    Portanto, ficam canceladas as eleições e José Serra é declarado Imperador do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem possível que o objetivo de tal bizarrice seja isso mesmo!
      Abraços e gracias pela visita!

      Excluir
  3. "Não nos assustemos se em breve surgir uma petição para revogar a Lei Áurea. A nova direita brasileira certamente é mais criativa do que ousaram Mussolini e Hitler."_ Que eu saiba os que associam o ministro Joaquim Barbosa a um capitão do mato e o imundo q chamou o Eraldo Pereira de "negro de alma branca" são da velha esquerda. Não diga bobagens sobre a direita que vc sequer conhece.

    ResponderExcluir

Web Analytics