09 janeiro, 2013

A mídia e o lobo

por @DeniseSQ

Pedro e o Lobo 


Tem sido especialmente divertido acompanhar nestes dias tanto o noticiário oficial quanto o oficialista. Por oficial, entenda-se o que vem do governo, por oficialista aquele que vem pela grande mídia e seus especialistas – os mesmos de sempre e poucos com isenção ideológica suficiente para serem considerados. 

Entre a torcida pela seca, que comprometeria ainda mais os níveis dos reservatórios, e poderia deslanchar num racionamento de energia aos moldes do apagão tucano do início da década passada - alimentado dia e noite como salvação para tentar colocar por terra a imagem de gestora eficiente da presidenta – e a de que o Procurador Geral aceite e mande investigar Lula, a partir da denúncia tardia de Marcos Valério, de que o então presidente deu aval para o que ocorreu depois, a grande mídia vai cavando um buraco quase tão profundo quanto o pré-sal, na sua credibilidade.

Pesquisas de dezembro já apontavam que a credibilidade da mídia vem decaindo e é preocupante que milhões de pessoas não tenham meios confiáveis de adquirir informações confiáveis sobre os destinos do país, a não ser os oficiais NBR e Voz do Brasil (de baixíssima audiência, lembremos sempre).

A manchete do Estadão de hoje, 09 de janeiro, divulgada pelo tuíter à uma da manhã, foi desmentida apenas algumas poucas horas depois. Anunciava que Lula seria indiciado pelo “mensalão”.

Poucos devem saber o que de fato ocorreu entre essa hora e o desmentido divulgado pela PGR ainda pela manhã. Já tivemos casos de erros absurdos nas capas dos jornais, mas poucos tão perniciosos quanto este. Se a decisão de iniciar um processo contra o ex-presidente Lula havia sido tomada e em seguida houve decisão contrária, só membros do MPF poderão informar, com o passar do tempo. Se houve má-fé do jornal (embora assumidamente de direita e oposição, não é do feitio dos Mesquita levar barriga à manchete), também poucos sabem. O fato é que a manchete não se confirmou e serve agora como argumento para se dizer de boca cheia – e nem sempre é verdade - que não se pode levar a sério o que eles publicam.

A alardeada possibilidade de um apagão energético, de falta de gás natural para mover a indústria, e de que não haveria mais o desconto anunciado de 20% nas contas de luz, também foram desmentidas depois da reunião ordinária (e não extraordinária como havia manchetado a Folha de São Paulo) no Ministério das Minas e Energia. As informações foram prestadas e transmitidas ao vivo em entrevista coletiva, do qual participaram as pessoas que tem nas mãos os números e decisões sobre a matriz energética que move o país.

Ou seja, tanto política quanto tecnicamente, o governo, e seus dados e ações, vem desmentindo diariamente a oposição albergada na grande mídia e em outros poderes da república. Não seria o caso de que os serviços prestados ao país pela oposição e por esses meios, alguns concessões públicas, fossem o da crítica onde realmente há problemas? E não precisa ser Sherlock Holmes para encontrar vários.

A história de Pedro e o lobo deveria ter sido lida mais vezes pelos genitores dos dirigentes do Instituto Millenium. Talvez esteja na hora dos meninos saberem que quem grita pelo perigo que não existe, acaba correndo o risco de não ser auxiliado quando o perigo for real. Nunca é tarde, afinal para que os ensinamentos da infância sejam apreendidos.


2 comentários:

  1. Magnífica matéria. Precisa ser lida e refletida com muito empenho, ser compartilhada para que seja compreendida por mais e mais mentalidades. É a realidade em que estamos inseridos. E são poucos os jornalistas / blogueiros / twitteiros ilibados, honestos, incorruptíveis, atuando, se compararmos com as equipes do PiG.

    Mas uma coisa é certa: TODOS cairáo, as máscaras todas irão abaixo, eles náo sobreviverão aos novos tempos planetários e brasilianos.

    Graças!

    Grata, Denise por mais esta matéria.

    "... Ou seja, tanto política quanto tecnicamente, o governo, e seus dados e ações, vem desmentindo diariamente a oposição albergada na grande mídia e em outros poderes da república...."

    ResponderExcluir
  2. Agora o procurador já avisou que aceitará as denúncias contra Lula e contra Dilma (pelo pronunciamento). O golpe de estado continua seguindo seu cronograma.

    ResponderExcluir

Web Analytics