29 setembro, 2011

A mentira sobre a saúde de Chávez

Print do Miami Heral on line 
Original de Chevige González Marcó/ La Radio del Sur, traduzida por mim


Às 11h20min da manhã, hora da Venezuela, o portal digital do jornal americano “Miami Herald” exibia na capa um notícia intitulada “Insuficiência renal mantém a saúde de Chávez por um fio”.  Isso apenas depois de 4 horas da comunicação telefônica entre Chavez e o Programa Toda Venezuela, do canal estatal Venezuelana de Televisão, onde havia reiterado que se encontrava em boas condições de saúde e seguia avançando em sua plena recuperação.

O Novo Herald não retificou sua informação, preferiu manter a notícia baseada em fontes anônimas que, supostamente, haviam informado em off que o presidente Chavez tinha sido “internado de emergência no hospital militar e os médicos estavam considerando a possibilidade de transferi-lo ao hospital particular Clínicas Caracas, onde poderia ser melhor tratado do problema de insuficiência renal!

O diário se atreveu ainda a sinalizar que suas fontes, anônimas, haviam visto o presidente venezuelano sair de Miraflores (sede do governo venezuelano) até o hospital militar. Além disso, avançou nas especulações sobre a saúde de Chávez, mas a única fonte mencionada foi Gustavo León, um médico que há 30 anos mora em Miami. Este ainda ousou adiantar uma expectativa a respeito do diagnóstico que o jornal publicou de fonte não identificada.
“Eu seria o primeiro, todo o povo me conhece, em sair a dizer ou comunicar qualquer dificuldade no processo de recuperação que fosse anormal nesta fase do tratamento”, manifestou-se Chavez respondendo assim à onda de rumores sobre sua condição de saúde ao término da quarta e última fase do tratamento de quimioterapia.

O chefe de estado lembrou que a campanha de rumores e manipulação informativa segue  uma estratégia desenhada por laboratórios de guerra psicológica.

Ao finalizar a redação desta notícia, o Novo Herald ainda continuava falsificando a realidade com uma capa carregada de mentiras. 


Dica da @midiacrucis 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics