10 julho, 2012

Os robôs em cólera contra Cuba


Agora há pouco recebi do companheiro Iroel Sanchez a nota oficial de 2 de julho, publicada pelo jornal Granma, onde o Ministério da Saúde Pública de Cuba alertava a população para a "tendência ao aumento de doenças diarréicas agudas, influenciadas pelas altas temperaturas e intensas chuvas", a partir da detecção de alguns casos na província de Granma, no município de Manzanillo. A nota informa que dos 1.000 pacientes atendidos, 53 deram positivo para cólera e, três deles, com antecedentes de doenças crônicas, morreram. Um com 95, outro com 70 e outro ainda com 66 anos. 
              
Ainda na nota, o ministério da Saúde assegura que o surto está controlado e que a tendência é de redução de casos, pelas medidas sanitárias que foram tomadas.

               
Essa informação chegou porque, ontem, no início da noite, publiquei aqui no blog, notícia divulgada pelo Cuba Debate e pelo Opera Mundi, a respeito de um remédio desenvolvido em Cuba, para diabetes, que será testado na Europa. Mal o link do post saiu na timeline do twitter, minha coluna de menções foi literalmente invadida por cerca de 30 perfis com a hashtag #Cuba. Entre eles alguns avatares e nicks, que o conteúdo denunciava serem fakes, mas aparentemente de blogueiros e tuiteiros com quem me comunico sempre. Denunciavam uma epidemia de cólera na ilha, que estaria sendo escondida pelo governo. 







Imediatamente dei o alerta na TL, mandei as @s por DM para alguns companheiros e reportamos spam, em conjunto. O mais estranho é que, entrando na tag de #Cuba essas tuitadas não apareciam. Sou quase analfabeta em informática, mas a coisa toda era muito esquisita. Alguns dos avatares tinham seguidos e seguidores, outros apareciam como perfil inexistente.
                   
Não olhei ainda os jornalões de hoje, mas não estranharia se, em algum deles, houvesse notícia de que há epidemia de cólera na ilha, conforme alardeavam os robôs.
             Lembremos que em outubro, além do Brasil, haverá eleições na Venezuela e em Cuba, que a direita não dorme e os mesmos robôs que tuitam “epidemia” são os que espalham outras mentiras coléricas aqui e ali.

______


Leia também : 

Cólera en Cuba....Cual és la bola

2 comentários:

  1. Internet é um campo minado onde estamos vulneráveis, constantemente espionados. Só os paranóicos sobreviverão.

    ResponderExcluir

Web Analytics