03 julho, 2012

Bernardo quer o governo mais invisível




É contrário à razão, ao senso comum, portanto, absurdo – assim como o quase total silêncio em torno disso – que um Ministro das Comunicações de um país como o nosso, onde ainda não há energia elétrica em muitos lugares - logo o acesso às informações é limitado – e que não retira da gaveta o projeto deixado por seu antecessor de regulamentação da mídia, apoie a “flexibilização” do horário da Voz do Brasil

Conforme foi noticiado no último dia 20, pelo Terra, a informação foi prestada pelo próprio ministro Paulo Bernardo, no 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, evento promovido pela Abert
(Associação Brasileira de Emissoras de Radio e Televisão).

A proposta tramita na Câmara e só não foi à votação no último dia 26 de junho porque deputados do partido do governo e do Psol não concordam com a proposta, segundo o site da Associação. A declaração publicada por eles é de Jilmar Tatto, deputado Federal pelo Estado de São Paulo: “O PT não é contra. O PT vai discutir. Eu sou contra. Quem não quiser ouvir bota um CD e MP3. Pobre gosta de ouvir [a Voz do Brasil]. Querem o horário nobre para ganhar dinheiro com publicidade? Oito milhões de pessoas ouvem a voz do Brasil. Por que flexibilizar? Flexibilizar é para acabar”.

Não há como discordar dessa afirmação. A Voz do Brasil é transmitida em horário nobríssimo de rádio, e abarca informações do Executivo, Legislativo e Judiciário. A quem interessa que possa ser transmitida às 3 da manhã?

O estranho é que o governo que, segundo o ministro, apóia a flexibilização (e que por sorte ainda tem em sua base alguns que não concordam), é o mesmo que justifica alianças eleitorais com inimigos históricos porque necessita do tempo de TV para dar a conhecer ao público o seu candidato, o mesmo que esteve sete anos à frente de um dos ministérios mais importantes, o da Educação. Certamente quem ouve a Voz do Brasil sabe quem é Fernando Haddad, Paulo Bernardo, Eduardo Cardozo... Mas quem lê os jornais editados pelas mesmas empresas que compõe a Abert tem que puxar pela memória para saber quem são.

Ou seja, além de tentar inviabilizar o governo diariamente, aliadas com partidos que tem essa meta, as grandes empresas de comunicações objetivam torná-lo mais invisível. E o ministro das comunicações declara concordar. Agora vai!

Leia também:

Voz do Brasil e o Papai Noel, por Laurindo Lalo Leal Filho

Denúncia: querem calar a Voz do Brasil

A comunicação é um Direito Humano

Marco Regulatório, nada além da Constituição


4 comentários:

  1. A Voz do Brasil, nestes quase dez anos de governo realmente republicano, o único canal de mídia massiva onde se pode ouvir as notícias do centro do poder e o trabalho do Governo Federal sem o filtro imundo da imprensa golpista. E de mais a mais, não há que se flexibilizar nada. A Voz do Brasil é gerada pela Radiobras, via Rádio MEC, do Governo Federal, único dono do espectro eletromagnético, portanto, é uma contrapartida que as rádios comerciais devem ceder por conta da concessão pública precária que receberam.

    ResponderExcluir
  2. A proposta e tentativa da Abert de mudar horário, deixando a critério de cada emissora é antiga... Nunca passou. Mas pelo visto, contrariamente ao esperado e, em sendo verdade que o governo apóia, vai provar que para eles a comunicação não é considerada como direito fundamental de todo cidadão!

    ResponderExcluir
  3. Denise,
    A ilustração é ótima. Em minha nano-opinião, quem deveria ser invisível e sumir é o senhor Paulo Bernardo, que se omite e não emite sua opinião sobre o tema que mais nos incomoda atualmente: a regulamentação dos meios de comunicação.
    A Secom também tem de se pronunciar sobre a distribuição de verbas publicitárias e a tal “mídia técnica” em tempos de internet.

    ... Em Brasília, 19 horas... A Voz do Brasil tem de ser às 19 horas... Nem às 18 horas nem 22 horas... Em Brasília, 19 horas...

    ResponderExcluir
  4. Oito milhões de pessoas ouvem a Voz do Brasil... E as outros 152 milhões que vivem no Brasil? Vão ter que se sujeitar ao capricho da minoria? Que raio de democracia é essa? Quem gosta desse programa (parcos 8 milhões de masoquistas num universo de 200 milhões de habitantes) que se adapte e busque outros horários.

    ResponderExcluir

Web Analytics