27 setembro, 2011

Chomsky solidário com #occupywallstreet






"Quem tenha olhos de ver conhece o gangsterismo de Wall Street -- das instituições financeiras em geral -- e sabe que causou grave dano ao povo dos EUA (e do mundo). Deve-se saber também que tem sido isso, com danos cada vez maiores, há 30 anos, e que o poder de Wall Street e das instituições financeiras aumentou radicalmente e, com ele, o seu poder político.



Wall Street e as instituições financeiras iniciaram um ciclo vicioso que levou a imensa concentração de riqueza e, com ela, também do poder político, em um pequeníssimo setor da população, uma fração de 1%. Ao mesmo tempo, o resto da população foi transformada no que às vezes é chamado de "um precariato" -- lutando para sobreviver numa existência precária.



Wall Street e as instituições financeiras também praticam em impunidade quase completa as suas atividades nefastas: são não só "grandes demais para quebrar"; também são "grandes demais para a cadeia".


Os corajosos e honrados protestos em curso em Wall Street devem chamar a atenção pública para essa calamidade e levar a esforços concentrados e dedicados para superá-la e orientar a sociedade para uma via mais saudável. 

Noam Chomsky"


Tradução: Coletivo Vila Vudu, publicado por Adriano S. Ribeiro 

Mais informações e detalhes em português sobre o #occupywallstreet no blog Relatividade. 


Um comentário:

Web Analytics