14 fevereiro, 2013

O complô do narcotráfico e da CIA na América Latina

dica de @PatricioMery 
tradução de @DeniseSQ



Um novo documentário, feito a partir de denúncias veiculadas nos últimos meses, mostra a participação da CIA no tráfico internacional de drogas e o uso desse dinheiro para financiar as atividades não declaradas do braço da inteligência norte-americano, sob a proteção do governo chileno.

Entre outras revelações, o vídeo amplia as denúncias do ex-agente Fernando Ulloa, da Polícia de Investigação (PDI) sobre a entrada mensal de cerca de 300 kg de cocaína no Chile. Segundo ele, o carregamento é protegido por funcionários da própria polícia federal chilena, carabineiros e elementos das Forças Armadas.

Também aprofunda a informação divulgada pelo jornalista Patrício Mery, (link) ao mostrar os nomes e antecedentes completos dos envolvidos na denúncia do complô para desestabilizar o governo de Rafael Correa em 2010, utilizando recursos do narcotráfico.

O documentário mostra o vínculo entre as mortes do soldado Fabian Vega e do portenho Néstor Madariaga Juantok, com rede de contrabando de anos anteriores. E também denuncia o delegado Luis Carreño Lohn, da PDI e o ex-oficial do exército, José Miguel Pizarro , como ativos agentes da CIA no Chile.

Lembrando o escândalos Irã-Contras, o documentário traz o testemunho do norte-americano Ivã Barambyka, ex-colaborador da CIA na América central. Ele assegura ter traficado cocaína nos anos 80 junto com o filho mais velho do general Pinochet, Marco Antônio Pinochet, com o respaldo da Direção Nacional de Inteligência (CNI) e do exército chileno.

O documentário enfim, cobra explicações do governo de Sebastião Piñera sobre as graves denúncias do ex-inspetor Ulloa, que está refugiado na Embaixada do Equador no Chile, depois de ter recebido ameaças de morte por parte da Brigada de Inteligência das Polícias Especiais (BIPE) da Polícia de Investigação.

Assista: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics