03 novembro, 2011

O Declínio do Império Americano

Do Blog do Paul Krugman 
________________________
Caro Ben: não estamos mais em 2007
                              
O comitê de política monetária (FOMC) do Fed se pronunciou. Sua previsão é de um desemprego altíssimo para os próximos três anos, no mínimo, esperando também que a inflação fique abaixo da meta. De acordo com todas as interpretações nas quais consigo pensar, o Fed está, portanto, declarando que espera fracassar na sua dupla missão de manter a estabilidade dos preços e o pleno emprego. Para lidar com esta insuficiência, o Fed propõe que façamos… nada.
           
Mas não é isto que me frustra, já que é assim que as coisas têm sido desde o começo. O que me incomoda é a resposta de Bernanke quando indagado se o Fed poderia adotar metas para o PIB nominal, ou promover alguma outra mudança ampla nas estruturas conceituais de sua política capaz de nos ajudar a escapar desta Depressão Menor. A resposta dele foi não, pois a abordagem padrão demonstrou “seus benefícios em termos de estabilização macroeconômica”.
              
Oh, céus. Vejam só, eis aqui um cálculo aproximado – a variação na taxa de desemprego nos dez anos anteriores:


Podemos ver a Grande Moderação, algo que poderia ter levado o Fed a crer, nos idos de 2007, que a questão da estabilização estivesse sob controle. Mas e agora, depois de quatro anos de um declínio que ainda não chegou ao fim?
                
Seja como for, não é uma “estabilização” que queremos no momento – o que queremos é a fuga de um declínio que está acabando com o nosso futuro. Não é hora de propor políticas com base na esperança de que, um dia desses, nós nos encontremos novamente na Grande Moderação.
            
Sempre trabalhei com a suposição de que Bernanke fazia comentários tão brandos quando o possível levando-se em consideração o seu conselho – de que, em particular, ele compreendia o quanto precisamos de medidas radicais. Parece que não – e isto é uma péssima notícia.
           

Um comentário:

  1. Em 1984 fui ridicularizado por alguns colegas de classe quando estudava na Faculdade Moura Lacerda em Ribeirão Preto. Na época eu disse que o todo poderoso EUA ou USA iria entrar em colapso em 20 ou 30 anos.
    Na época poderia ser utópico!!!

    ResponderExcluir

Web Analytics