02 janeiro, 2013

O engodo das teles


por @DeniseSQ

Em abril do ano passado, recém instalada e com endereço em Porto Alegre, fiz um plano Oi Família à vontade. O plano anunciado na revista daquele mês, para duas linhas de celular, oferecia franquia de 300 minutos, 100 SMS, ligações ilimitadas para celular Oi e fixo de qualquer operadora, um bônus de 50 SMS nos três primeiros meses, 100 MB de internet com mais R$ 5,00 por linha. Por mais 15,00 oferecia DDD ilimitado para qualquer celular Oi e fixo do Brasil usando o prefixo 14. Além disso, contratei um serviço de Blackberry, por R$ 69,00.

Na primeira conta, recebida em maio, a surpresa de, em vez dos 173,90, a conta aparecia com mais de 200,00. Peço retificação, que chega um mês depois, e depois de várias ligações e mensagens diretas para o perfil da Oi no tuíter. Informei que o valor contratado não estava correto na conta e que o contrato foi feito baseado nos valores da revista, onde os cálculos estão feitos. Dizem, da ouvidoria, que quando fiz o contrato esses valores não estavam mais vigentes naquela data, e que meu plano contratado sofreria um acréscimo de RS10,00. OK, mas que por favor me mandem a conta correta.

Desde aí, todos os meses, e já são 8, a conta vem com valor a mais que varia de R$ 80 a R$ 100. Desde aí, quando recebo (há meses em que a conta só chega depois de vencido o prazo de pagamento) verifico e peço correção. Em outubro me garantiram que o contrato havia sido corrigido e que dali em diante receberia os valores corretos. Garantia não cumprida. Em dezembro a conta veio com cobrança de quase 20 reais por uso de SMS. Me dei ao trabalho de contar quantas SMS haviam saído e vejo que não ultrapassamos o limite. Peço correção, me dizem que eu estava certa, que iriam mandar nova conta.

Hoje cedo meu celular e o do filho amanheceramm bloqueados, por conta não paga.

Oras, se não recebi a conta correta, como pagar? Depois de várias tentativas, finalmente consigo me comunicar pelo 1057. Depois de 3 atendentes que me deixavam pendurada, pedindo por favor que não corte a chamada antes do problema resolvido, consigo uma que me atende. Depois de 40 minutos explicando, finalmente ela consegue me mandar um mail com a conta supostamente vencida. O mail chegou por volta das 17 horas com o valor incorreto, com os 19 reais e tantos não devidos incluídos... A novela segue...

A má-fe das companhias de telefone é maior para quem tem débito automático. Tive durante algum tempo, por comodidade. Com esse sistema, chega o dia do pagamento, independente da conta ter chegado pelo correio, o valor é descontado. Depois de alguns meses, me dei conta de que estava pagando em média de R$ 7 a 20 a mais todos os meses. Conversei com várias pessoas que tinham o mesmo plano, na época o Oi Conta total, e todos falaram que isso era normal, mas que, uma vez feita a reclamação, no mês seguinte o valor pago a mais era descontado. Ok. Só que não precisa ser economista para fazer as contas e ver quanto de dinheiro esse pequeno engano em cerca de, hipoteticamente e sendo humilde no cálculo, 1 milhão de contas representa nas contas da companhia!

Cadê entes reguladores para ver isso? É certo que a Anatel quando acionada, entra em contato com a companhia e eles rapidamente resolvem os problema. Mas além do prejuízo de termos o telefone indevidamente bloqueado (e se estou na estrada e sofro um acidente em local ermo?) quem paga o tempo gasto – só hoje cerca de uma hora absolutamente perdida nisso - em resolver um problema que não fui eu que causei?

___________
Leia também: "no celular, ilimitada é a paciência do consumidor...."


Cartilha da Anatel: Principais Direitos dos Usuários e Obrigações das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics