27 outubro, 2011

Caso Folha X Falha pode abrir precedente perigoso


Por Eduardo Guimarães Guimaraens (@justdu)
_________________________________________

Na tarde da última quarta-feira (26), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promoveu audiência para debater o silêncio da mídia no caso de censura imposta pelo jornal Folha de São Paulo ao blog Falha de S. Paulo. Na Audiência, proposta pelo Deputado Paulo Pimenta (PT-RS), parlamentares de diversos partidos políticos compareceram, em uma demonstração de que essa não é uma discussão partidária, conforme tentou induzir o diário paulista nos últimos dias. Os deputados alertaram para um precedente perigoso que pode ser criado no país, dependendo da compreensão da justiça sobre o episódio.

Autor do requerimento para o debate, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) enfatizou que a linha adotada pela Folha põe em risco um direito constitucional. “Estão corretos os que entendem que esse episódio não é algo menor. Como essa é uma ação inédita no Brasil, a decisão da justiça em favor da Folha de S. Paulo criará uma jurisprudência de restrição à liberdade de expressão. No futuro, os próprios meios de comunicação serão julgados com base nesse entendimento”, frisou o parlamentar.


Durante a sessão o criador do blog Falha, jornalista Lino Bochini criticou, por um lado, a ausência da Folha, mas por outro, afirmou que o jornal paulista “mostrou sua verdadeira face”. Ele, que classificou a ação da Folha com “absurda” e “truculenta”, rebateu as alegações do proprietário e diretor de redação, Otávio Frias Filho, de que o blog Falha não seria sátira nem independente. “É muito bom quando temos o dono do jornal deixando cair sua máscara, o jogo fica mais claro. A Folha mente, o nosso blog era sátira e era independente! A Folha é um jornal que cobra transparência, responsabilidade dos órgãos públicos – o que está correto – mas que foge do debate por meio de uma carta autoritária”, contestou Lino, desafiando que não há na blogosfera nenhum site defendendo a Folha, além do portal do próprio jornal.

Falando em nome da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj o 1º Secretário  Antônio Paulo Santos disse que ao invés de pregarem a liberdade de imprensa “o donos dos grandes grupos de comunicação querem na verdade “a liberdade de empresa” ou seja apenas publicam o que lhes é interessante ao invés de bem informar. O dirigente da Fenaj criticou, e não isentou o Congresso, pelo fato de no Brasil o setor de comunicação não ter regulação nenhuma. “As tradicionais famílias que dominam a mídia em nosso país trabalham unidas pela desregulamentação do setor. Conseguiram, a partir de muita pressão, que o Congresso arquivasse o projeto de criação do Conselho Federal de Jornalismo e, por fim, há dois anos, derrubaram o diploma de jornalismo”, resumiu.

Durante a sessão boa parte dos deputados presentes criticaram a ausência dos representantes da Folha de São Paulo que, um dia antes, declinaram do convite  por discordar da temática do encontro. A ausência dos representantes da empresa jornalística foi considerada desrespeitosa com a Câmara Federal por muitos dos deputados presentes e que abordaram o tema entre eles Ivan Valente do PSOL, Manuela d'Ávila do PC do B e  Luiz Couto do PT. Ao comentar sobre o assunto o deputado Pimenta disse que “a Folha teria pouco acrescentar em um debate sobre Liberdade de Imprensa”.Os autores do Blog Falha de São Paulo informaram que recorrerão até a última instância para garantir a volta dos site ao ar.

A Folha de São Paulo enviou uma repórter à Audiência e publicou em suas páginas uma matéria apenas de registro, sem maiores detalhes. Outras ausências notadas foram do representantes da Associação Nacional de Jornais - ANJ e da OAB Nacional, esta se desculpou dizendo que sua ausência era justificada pelo julgamento da constitucionalidade dos Exames da entidade para os novos advogados. 
Ressalte-se que a Deputada Manuela Dávila, mesmo em meio ao atribulado dia que viveu seu partido, compareceu à Audiência.


No site www.desculpeanossa.com.br , os videos da sessão! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics