09 outubro, 2011

Homenagem ao Círio de Nazaré

Texto de João Nildo Bezerra (@joaonildo51)


Círio de Nazaré


AMAZÔNIA QUE PASSOU EM MINHA VIDA E O MEU CORAÇÃO SE DEIXOU LEVAR

Com a devida vênia ao genial mestre Paulinho d Viola, menciono seus versos para reverenciar o mês de outubro, a saudade de Belém do Pará e a maior de todas as festas religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré,com "C" como ensinou-me a Hilda, amiga aqui deste espaço twitteiro.

E já se vão 3 anos que retornei a Theresina, as minhas amadas raízes nordestinas que os anos de peregrinação só aprofundaram.


Mas chegado o mês de outubro não tem jeito de não lembrar os dias de "alegria e muita fé" emocionadamente recordados por esse descrente que tem a exata noção da estupidez que é a finitude da vida , do espírito humano.



Alter do Chão 

 A Amazonia e a necessidade de superar o medo de avião. A imensidão verde, a urgência dos compromissos, as dificuldades de acesso, obrigavam a constantes viagens nos Brasílias da Embraer ou nos antigos Bandeirantes de 18 lugares voando abaixo das nuvens e dentro dos temporais frequentes de fazer comunista rezar. Desse medo já nem lembro, diante do espetáculo de ver o Amazonas e o Tapajós correndo lado a lado, quase juntos e de baixar a cabeça na janela do pequeno avião em decolagem, para ver a outra margem do mar d'água, reverenciando silenciosamente o ser criador daquela beleza toda, eu olhando para guardar, como guardei e guardarei para sempre escorrer as veias abertas da Amazônia.



Altamira

A linda Santarém com o Tapajós ameaçando subir a orla, Altamira e os índios na cidade, e nem era carnaval, o rio Xingu, o navio bordeando a ilha do Boi-Bumbá o vermelho vermelhante do Boi Garantido, Boi do Povão, lindas cunhâporangas, os amores, as paixões os anos em Manaus de que falarei em outra oportunidade...



Igarapé


Voltei, os olhos banhados no verde da Amazônia, a alma lavada nos igarapés, um novo lugar...verdejantes tempos, mudança dos ventos no meu coração.


Imagens: Google



2 comentários:

  1. Círio de Nazaré.
    Tenho profundo respeito ao Povo paraense,sobrtetudo nesta manifestação religiosa de pessoa de todos os níveis sócio cultural que demonstram fé verdadeira.Pena que a cúpula da Igreja Católica não o faz por merecer o grande respeito e devoção de seu Povo!

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Mas também é fato que as manifestações culturais sobrevivem às interpéries, o que é um alento!

    ResponderExcluir

Web Analytics