01 fevereiro, 2012

Novo ‘Pinheirinho’ no horizonte?

Hilton de Souza/ Diário SP



por Juca Guimarães
Dica  @leandrojacruz

A definição de pobreza ganha cores fortes numa das favelas mais carentes de um dos municípios mais pobres da Grande São Paulo. No próximo dia 6 de março, os cerca de cinco mil moradores da favela do Savoy, em Carapicuíba, irão perder o lugar onde moram. A Polícia Militar fará uma ação de reintegração de posse no terreno de 300 mil m² onde fica a favela do Savoy desde 2003, mesmo ano em que começou a invasão da favela do Pinheirinho, em São José dos Campos, que também foi desocupada no último dia 22 pela PM e pela guarda municipal numa operação que mais pareceu uma praça de guerra e recebeu críticas até da presidente Dilma Rousseff.

Caminhar pelas vielas da Savoy requer equilíbrio e atenção redobrada. O terreno de terra batida é irregular e íngreme. Ratos, entulho e esgosto a céu aberto estreitam ainda mais o caminho. Porém, foi a única opção que as famílias encontraram para escapar do aluguel.stória do início da favela ainda está fresca na memória dos moradores. “Aqui era uma mata fechada. Aconteciam estupros e era muito perigoso. Os moradores das favelas vizinhas que moravam de aluguel se uniram e invadiram. Foram semanas limpando o terreno removendo a terra. Até as crianças ajudaram”, contou a recepcionista Nilda dos Santos, 38 anos.

A Savoy Imobiliária Construtora administra o terreno e entrou na Justiça pela reintegração de posse. Desde 2005, em nome dos herdeiros do terreno, a Savoy tenta a desocupação da favela que ganhou o mesmo da empresa. “Não se pode ignorar a lei para reconhecer um direito. Entendo que as pessoas têm o direito à moradia, porém elas devem pleitear isto junto ao poder público e não invadir uma área privada”, disse Otávio Caetano, advogado da Savoy.

No último dia 25, os moradores da favela receberam a notificação da PM sobre a reintegração, marcada para começar às 6h de uma terça-feira. “A minha mulher não consegue mais dormir. Ela passa o tempo todo apreensiva contando os dias e as horas para a destruição de todos os nossos sonhos”, disse o auxiliar de limpeza Renildo da Silva, 54 anos. Há cinco na favela.

5 comentários:

  1. Prezado Sérgio
    Os tucanos cometem "pinheirinhos" diariamente desde que se elegeram em SP. A população de SP é de MAIORIA racista e SEPARATISTA. Vivo aqui e assisto esse comportamento no meu cotidiano. Os poderes republicanos em SP DISCRIMINAM todos os poderes federais, inclusive o PODER JUDICIÁRIO.
    Aqui é outro país...
    Exemplos? Comece pelo piso nacional dos professores e termine no cumprimento dos PRECATÓRIOS (alguns com mais de 30 anos de vencidos).
    Isso aqui é um feudo consentido por uma população idiotizada pela subcultura administrada pelos meios de comunicação.
    Abraço
    Castor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em poucas linhas você sintetizou o que levei meia hora hoje para tentar explicar falando... A tag acho que seria #acordasaopaulo! Mas haja despertador!
      Abraços e muto obrigada prla lucidez!
      Denise

      Excluir
    2. A elite paulista e paulistana são o que há de mais atrasado no país, boa parte da classe média é contaminada por ela com o auxílio dos meios de comunicação, acho que vc está certíssimo em alguns aspectos do seu comentário, porém essa sua afirmação que a maioria da população paulista é racista e separatista é de uma maldade brutal.


      Um BRASILEIRO nascido em São Paulo.

      Excluir
  2. O Castor analisou pleno de racionalidade, pois é algo muito perceptível - p/ quem quer ver! Perfeito!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O debate reforça a polêmica! São Paulo é mesmo contraditória...
    Abraços,
    sérgio

    ResponderExcluir

Web Analytics