30 julho, 2012

Baixou um Kassab no Fortunati?


Outro dia um post da Revista Bastião, no facebook, contava que "A Batalha do Mercado, evento mensal que celebra o rap freestyle no Centro de Porto Alegre, sofreu ontem (28/07) sua primeira intervenção policial. Sob a alegação de "estarem fazendo o trabalho deles", os policiais militares interromperam os duelos de rima e colocaram todos os presentes junto à parede. Após o contratempo, a Batalha continuou."

Hoje em visita ao RSurgente, a denúncia reproduzida abaixo. Pelo visto o higienismo de Kassab atravessou o Mampituba.



foto do forumzn.blogspot.com

do RSurgente

Moradora do bairro Auxiliadora, de Porto Alegre, envia relato sobre fato ocorrido na última quinta-feira, dia 19 de julho, envolvendo um grupo de moradores de rua que habitam aquela região:

“Como muitos sabem, há um grupo de moradores de rua que moram pela nossa zona. Eles têm cães e são muito apegados aos peludos. Muitas pessoas do bairro ajudam essas pessoas e seus cães com comida, roupas, calçados, cobertas, ração, vacinas, vermífugos, castrações, lonas plásticas para se abrigar da chuva e frio e até uma casinha de cachorro eles ganharam de uma protetora. Eles fizeram um abrigo de papelão e lona plástica para dormir nestas noites geladas e ali ficavam dia e noite, sem incomodar ninguém, no beco que fica entre a Felipe Neri e a 24 de Outubro.

Para surpresa e revolta de muitos moradores do bairro, no dia 19 vieram cinco viaturas da SMAM (Secretaria do Meio Ambiente) e da Guarda Municipal, fecharam o beco de um lado a outro e começaram, truculentamente, a pegar tudo e colocar nas viaturas, inclusive a casinha de cachorro bem amarrada em cima de um caminhão. Eles quase não deixaram os moradores de rua pegar nada, jogaram tijolo em cima do Luciano – morador de rua. Enquanto ele pegava seus documentos, outros pediam calma, várias pessoas que sempre ajudam saíram chorando do local. Um casal amigo pegou a cachorra Ágata e afastou deles, pois, ela ficou muito estressada com toda essa agressividade.

Os moradores de rua ganharam coisas das pessoas do bairro, não é nada roubado não. Queremos saber que fim levaram todas as coisas que demos para eles. Onde está a casinha da Ágata, por exemplo? Onde estão as cobertas , edredons, cobertores, tênis, sapatos, blusões de lã, ração para os peludos, colchão, lonas plásticas, panelas, cordas em metro para segurar as lonas, travesseiros, potes para comida e água e muito mais. Para onde levaram todo esse material?

Assim como muita gente aqui do bairro, também estou desolada, revoltada e indignada com esta atitude tão mesquinha, violenta e reprovável da SMAM e da Guarda Municipal. Não avisaram nada antes, poderiam ter falado com os moradores e dito que eles não poderiam ficar ali, dando tempo para que procurassem outro lugar. Mas não, chegaram derrubando tudo e botando as coisas nas viaturas e caminhão.

Coincidentemente, isso ocorreu no mesmo dia da inauguração de uma casa noturna bem próxima ao local, que funciona até altas horas fazendo barulho.

Estamos revoltados, pois esses moradores de rua já têm laços com essa comunidade e agora estão de novo, eles e os cães, dormindo ao relento, sem cobertas ,sem a casinha do cachorro, sem as roupas doadas, neste frio. Isso é solução? Como será na época da Copa? Vão colocar os mendigos no paredão e metralhar?”


6 comentários:

  1. Sério gente, acho melhor rever essa notícia. A polícia militar não é da prefeitura e esta não deveria ser usada como uma jogada política em tempo de eleição. Não é legal e pega mal.

    ResponderExcluir
  2. Sei bem que a BM não é municipal mas, no caso, foi chamada por alguém para, imagino, "manter a ordem" de um local que é público e espaço municipal onde se realizava manifestação cultural.
    A intenção do post é questionar a política higienista adotada pelo relato que está abaixo da foto. Venha de onde venha, truculência não resolve nada. E não é por ser época de eleição que este blog vai perder seu carácter crítico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, concordo que a BM deva ter sido chamada por alguém, só me refiro à jogada política por teu título, que fala diretamente sobre a pessoa do Fortunati (candidato nessas eleições) e depois reclama de ações da Brigada, que é de responsabilidade do governo estadual. Pode não ter sido, mas me parece uma tentativa de enganar quem te lê.

      Excluir
    2. Conforme me pareceu, você só leu a abertura do post que está acima da imagem. Se te der ao trabalho de correr a página, vais ver que a ação denunciada, reproduzida do Rsurgente, é a da retirada truculenta, pelos órgãos da prefeitura, dos pertences dos moradores de rua. Esse tipo de ação para atender interesses de pontos comerciais, é irmã gêmea das ações higienistas praticadas pela prefeitura de São Paulo. E por isso o título! Ou vais argumentar que a Smam e a GM agem por conta própria sem o conhecimento do chefe do executivo?
      Fosse você, ficaria mais preocupada em responder às questões colocadas, e buscar soluções, do que acusar, de forma leviana!
      Quem não quiser críticas que pratique seus discursos junto à população e não somente solte palavras ao vento.
      Se te deres um pouquinho mais de trabalho, vais encontrar neste blog farto material para poder avaliar um pouquinho o tipo de atitude que defendemos!
      Abraços!

      Excluir
  3. Mas a matéria não fala sobre BM. Fala sobre Guarda Municipal e SMAM - Sec. Municipal do Meio Ambiente. Então...É da Prefeitura sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ela se referia à referência que fiz acima da foto, Luiz!
      Abração!

      Excluir

Web Analytics