19 outubro, 2011

Patrulhas


Ontem de manhã, quando recém abri o tuíter vi um RT da folha. O título dizia que o PT treina “patrulha virtual para atuar em redes sociais”. Só isso já me fez gargalhar, pois afinal boa parte dos simpatizantes da esquerda fazemos isso, virtual ou presencialmente há séculos... Pois, abro a matéria e vejo que quem havia falado à folha tinha sido o Fito (Adolfo Fernandez, o mesmo que, pra quem nao sabe, foi o responsável pela descoberta da gráfica que imprimia os panfletos apócrifos da diocese de Guarulhos, durante a campanha contra o coiso e pela denúncia e vigília que se sucederam). Nem me dei ao trabalho de ler o resto... E dei RT do RT...





Algum tempo depois entro de novo na TL e vejo vários tuítes de militantes comentando a entrevista, matéria...


Outros, bem humorados, já elaborando procedimentos como treinamento de alvos de bolinhas de papel etc.






O que me causou bastante surpresa foi a reação de parte dos conhecidos nicks e avatares que criticavam o fato do PT estar criando núcleos de militância virtual... E essas críticas vindas de pessoas que sempre criticaram o fato dos partidos terem pouca comunicação com a militância... Pensei num alou, coerência, mas as atividades do dia não me deixavam tempo para discussões. Que foram respondidas por representantes mais que legítimos do PT.







Mais tarde, novos questionamentos... Então tá. Concordo que o representante do núcleo poderia ter se precavido e gravado a entrevista para provar que suas palavras foram distorcidas. Contou, acho, com a inteligência das pessoas que a estas alturas já deveriam saber que em alguns dos jornalões até os pontos são falsos...

Mas não concordo com a crítica feita a ele por ter falado com a Folha, ou qualquer outro jornalão, informado assim dos núcleos que estão sendo criados e quais seus objetivos (alguns já em funcionamentos desde o início do ano, outros sendo organizados agora). A prova de que não foi um equívoco está no fato de que muitos dos que aqui atuam, de ambos lados, ativamente, só souberam da existência disso graças à visibilidade que o título enviesado da Folha deu à matéria.





E aqui cabe colocar o estranhamento ao fato de que, alguns dos que criticavam, são os mesmos que pregam diuturnamente na TL e em outros meios, democratização da política, diálogo, informação, horizontalidade. E que com a mesma intensidade criticam a imprensalona, pig, velha mídia, como queiram. Oras, então porque dar mais credito à distorção do que ao fato? Estamos tão carregados ainda dos preceitos ditatoriais que só 'autoridades' tidas e reconhecidas podem ter voz e com ela o direito de ter suas vidas e palavras distorcidas pela grande mídia?


Outro alou, coerência!!!!! 

Núcleos são agrupações de pessoas com afinidades temática, geográfica, profissional. Participei de alguns, como pitaqueira. Mas se você quiser criar um núcleo dos torcedores do clube aliança para fazer militância, pode,  desde que o partido abra essa possibilidade. Adere quem quer, participa quem quer.

O congresso do PT em setembro decidiu pela criação de setoriais que teriam participação ativa nas redes sociais. Ou seja, a experiência dos Mavs, (núcleo de Militância em Ambientes Virtuais) criados no início do ano, será ampliada, e o partido, instituição vai promover, dizer que existe MAIS essa possibilidade para a militância. E sim, buscar pessoas para passar a experiência, mostrar alternativas e formas de militância não presencial.

Alguma novidade? Sim! Finalmente o partido está reconhecendo a importância das redes sociais – já comprovada na campanha presidencial do ano passado – e criando mecanismos de atuação mais eficiente.

Sabendo de tudo isso, continuo perguntando: qual o problema?
O que queremos afinal? Seguir patrulhando e patrulhando e ficar horas na TL criticando a nós mesmos e às sabidas e mastigadas escorregadas que a imprensa dá? Ou queremos usar estes meios para a difusão de fatos que de outra forma não seriam sabidos?  Porque rechaçar de maneira tão rápida e veemente esse novo canal do partido?

Agradecimento ao Sergio Pecci pela ajuda na edição e nos prints

7 comentários:

  1. E o pior de tudo é que tem gente que cai nessa! Ô gente desinformada!

    ResponderExcluir
  2. E ó o que tio rei está propondo:
    http://www.blogcidadania.com.br/2011/10/colunista-da-veja-propoe-censura-a-%E2%80%9Cpetistas%E2%80%9D-na-internet/

    ResponderExcluir
  3. Eles fazem isso mesmo, Giovanni. Eu fui block no Globo na campanha... E por aí vai a "DEMOcracia" dos homens bons, como diria o professor Hariovaldo.

    ResponderExcluir
  4. Minha ídola(com licença poética ao machismo da palavra)!

    Não precisamos de mais munição nas mãos dos retrógrados, com vírgulas ou sem vírgulas, com aspas ou sem aspas, conceder fato novo ao jornalismo faminto por nos anular, é deveras inocente e inconseqüente. Combato diariamente parlamentares e a mídia elitista, não tenho vinculação partidária e nunca tive, pois o que mais prezo é minha independência e assim, existem tantos outros, por isso não posso aceitar que qualquer pessoa ou qualquer partido da base do Governo, diga que tem controle sobre meus atos e atitudes, o partido tem todo direito de criar seus núcleos cibernéticos, mas não pode se apropriar dos movimentos ESPONTÂNEOS, que defendem princípios similares e fundamentam sua credibilidade, justamente em não serem orquestrado por nenhum partido, talvez por isso tenham sido tão eficientes nas últimas eleições e a atitude inteligente é entender esse mecanismo e não querer regê-lo, ouvi-los e não cair na vala comum de querer fazê-los escutar.

    ResponderExcluir
  5. Já comprei meu "kit patrulheiro" (*):

    - Giroflex (c/ leds)
    - Detector de Leitor do PIG
    - Colete e blindagem à prova de fogo-amigo (em testes e s/ garantia)

    (*) Disponível somente para tuiteiros sujos e, segundo o PIG, subsidiado pelos bancos públicos.

    ResponderExcluir
  6. rsrsrs... Nosso campo de treinamento no Acre já está finalizado, temos cerca de 80 guerrilheiros virtuais em ação 24 horas por dia contra essa mídiazinha golpista. VQV compas! @RoraimaRocha

    ResponderExcluir
  7. Denise, muito bom poder ver essas suas considerações a respeito do comportamento, digamos assim, esquizofrênico, dos que se dizem ‘esquerda’ na blogosfera – principalmente no twitter. Concordo com você ipsis litteris.
    Estou na internet desde 1998 e acompanho o portal da Carta Maior desde que existe e outros blogs de esquerda, como p.e. o Amigos do Presidente Lula, principalmente desde o malfadado ‘mensalão’ que acompanhei com muito sofrimento e indignação por considerar q foi uma tentativa de golpe ao governo Lula.
    Durante as últimas eleições acabei entrando no twitter para participar e acompanhar melhor a guerra contra a campanha suja do ignóbil Coiso-Serra e defender a candidatura da Dilma. Talvez por ser mais tímida não tenha conseguido me enturmar, mesmo pq parece que a tchurma é muito entrosada-fechada e não dá muita bola para os neófitos, mas estou sempre lendo, acompanhando e às vezes até me manifestando... rs
    Sem rasgação de seda você e o Beto Mafra são para mim os twiteiros que mais admiro pela coerência e também pelo humor inteligente, diga-se de passagem. E, além de tudo, não caem na armadilha da “fofoquização” que parece reinar recorrentemente na twitosfera e, o mais importante, não vendem a imagem de ‘donos da verdade’.
    É isso, Denise. Um grande abraço, da Katia Perucci (katiaperuca).

    ResponderExcluir

Web Analytics