28 outubro, 2011

A ditadura da velha mídia


Por Dennis Oliveira
Do Blog do Dennis - "Escrevo o que quero"



O jornalista e blogueiro Luis Nassif diz que desde os anos 1990, há uma ditadura do mercado financeiro no jornalismo. Um círculo restrito de economistas ligados ao mercado financeiro, com presença no poder federal, passa a exercer uma pressão quase “terrorista” junto a analistas da mídia para se construir um consenso em torno de políticas macroeconômicas em favor do mercado financeiro. A concentração midiática favorece este tipo de ação, segundo Nassif.

O jornalista brasileiro comentou ainda a guerra suja operada pelos grandes grupos poderosos utilizando a web nas eleições do ano passado. Ele citou o seu conflito com a revista Veja que contratou um blogueiro para fazer provocações e ataques a sua pessoa e as denúncias que publicou contra o periódico dos Civita.

Nassif diz que os “sem midia” no Brasil são aqueles não vinculados ao mercado financeiro. Ele demonstrou o denuncismo dos grandes mídias como uma das ações terroristas mais comuns da mídia tradicional pois isto cria um efeito “manada” a partir do momento que influencia círculos de formação de opinião pública.

A blogosfera progressista, segundo ele, cumpre um papel importante no contraponto a esta ação da mídia tradicional com a disseminação de informação e não na ofensa dos antagonistas. Um exemplo disto foi o caso da Operação Satiagraha em que a grande mídia tentou desqualificar os policiais federais e transformar o Daniel Dantas em vítima e o ministro Gilmar Mendes, do STF, em um grande jurista. Pelos comentários dos leitores dos próprios portais da grande mídia, notou-se que esta ação midiática não pegou muito.

Para Nassif, embora a militância seja fundamental e necessária, é importante também os mediadores de informação na internet – com todos os matizes – que vão estabelecer áreas de discussão que permitam um confronto de idéias sem esta selvageria da troca de ofensas e denúncias que se transformou hoje o espaço midiático.

O Encontro Mundial de Blogueiros realiza-se de 27 a 29 de outubro em Foz de Iguaçú, dentro da sede da Itaipu Binacional. O encontro foi aberto ontem com evento musical e uma sessão solene. O evento é organizado pelo Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Altercom (Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação Alternativa).


Um comentário:

  1. Estou muito chateado, Centro de Mídia Alternativa, Empreendedores de Comunicação Alternativa, e para assistir ao vivo sou obrigado a pagar à Microsoft, instalar Microsoft Silverlight, pelo amor de Deus. Não entendi nada. PRecisamos de uma campanha e conscientização do que vem a ser Software Livre, Linux, código aberto, conhecimento acessível à todos. Democracia de verdade.

    ResponderExcluir

Web Analytics