30 maio, 2012

Embaixada da Venezuela repudia declarações de Mendes


Em nota oficial a Embaixada da Venezuela no Brasil  responde ao que hoje amanheceu estampado em cinco colunas na capa de o Globo. Na entrevista concedida, entre outras coisas,  Gilmar Mendes refere-se a “ações orquestradas contra o Supremo”, e afirma que o Brasil não é a Venezuela, onde Hugo Chávez “mandou até prender juiz”. (grifo meu). Isso entre outros impropérios que podem, bondosamente, ser atribuídos ao  desespero com que convive o ministro desde que teve suas informações à revista Veja desmentidas menos de 24 horas depois de publicadas. 

Imagem da capa que motivou  nota da embaixada Venezuelana

Ao que parece, tanto esse tipo de autoridade, como o ministro da mais alta corte brasileira, quanto os dirigentes de alguns veículos tradicionais de comunicação de nosso país, esquecem que as notícias não nos chegam mais em barcos à vela! 

Embora haja lentidão ou 'esquecimento' por parte do governo e do legislativo para a necessidade de um Marco Regulatório para as Comunicações, com as redes sociais a velocidade das informações e das respostas é acelerada, de forma a não permitir mais que as mentiras prosperem até o ponto de se tornarem verdades.

Leia a  Nota oficial da Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil

As declarações do ministro do STF Gilmar Mendes ao jornal O Globo, se de fato ocorreram, constituem uma afronta à população venezuelana, e demonstram profunda ignorância sobre a realidade de nosso país.

Nossa Constituição, elaborada pela Assembleia Constituinte e referendada pelas urnas, determina a separação de poderes, estabelece direitos de cidadania e configura os instrumentos judiciais cabíveis, ou seja, o presidente da Venezuela não manda prender cidadão algum, independentemente do cargo que ocupe.

Recorrer à desinformação para envolver a Venezuela em debates que dizem respeito apenas aos brasileiros é uma atitude indecorosa – ainda mais partindo de um ministro da mais alta corte da nação irmã – e não reflete a parceria histórica entre Brasil e Venezuela.

Maximilien Arveláiz, embaixador da República Bolivariana daVenezuela no Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics