26 maio, 2012

Denúncia de Veja não durou nem 24 horas







Não há meio termo nesta história. Ou Gilmar Mendes mentiu, ou foi Nelson Jobim quem faltou com a verdade. Neste sábado, Veja publicou uma notícia gravíssima: a de que o ex-presidente Lula teria se encontrado com Gilmar Mendes em abril deste ano, no escritório do advogado Nelson Jobim, e pedido a ele que postergasse o julgamento do mensalão para não prejudicar o PT nas eleições municipais. A denúncia, qualificada como “bombástica” por Ricardo Noblat e apontada por Reinaldo Azevedo como a prova cabal de que Lula degrada as instituições da República, despertou reações extremadas. Já há internautas sugerindo que Gilmar Mendes deveria ter dado voz de prisão a Lula no momento em que o ex-presidente teria tentado pressioná-lo.

A denúncia de Veja, no entanto, não durou nem 24 horas. E a questão agora consiste em saber quem mentiu: Gilmar ou Jobim? De acordo com o relato da revista Veja, Lula e Gilmar teriam conversado reservadamente, na cozinha do escritório de Jobim, sem que o ex-ministro da Justiça tivesse presenciado o diálogo. Jobim, no entanto, foi enfático. Disse que Lula chegou quando ele e Mendes já conversavam, garantiu que presenciou todo o encontro e afirmou ainda que não houve nenhum instante de privacidade entre o ex-presidente e o ministro do STF. Mais: disse ainda não saber por que Gilmar Mendes fez as declarações que fez à revista Veja (leia mais aqui).

Nelson Jobim tinha à disposição uma saída diplomática para o caso. Poderia dizer que não se recordava do teor da conversa, que saíra da sala para atender um cliente ou ter dado qualquer outra desculpa para não se indispor nem com Lula, seu ex-chefe, nem com Gilmar Mendes, um ministro que julga suas causas no Supremo. Preferiu jogar a batata quente para o próprio ministro do STF, que agora terá que provar que um ex-presidente da República realmente tentou chantageá-lo – segundo Gilmar, em troca do adiamento do julgamento do mensalão, Lula estaria oferecendo uma blindagem na CPI do Cachoeira.

Ainda há juízes em Berlim?

Dada a ênfase de Jobim, não se pode descartar a hipótese de que Gilmar Mendes tenha tentado obter na revista Veja o que os advogados chamam de habeas corpus preventivo. Ciente de que será citado na CPI do caso Cachoeira no futuro, o ministro do STF teria se vacinado.

Mas por que Gilmar seria citado? De que poderia ter medo? O fato é que o ministro do STF fez uma viagem a Berlim, capital alemã, onde se encontrou com o senador Demóstenes Torres (sem partido/GO). Até aí, nada demais. Um ministro do STF pode se encontrar com um senador da República, dentro ou fora do País.

Na mesma viagem, no entanto, Carlos Cachoeira acompanhava Demóstenes. Não se sabe, no entanto, se o bicheiro teria tido algum encontro com o ministro do STF. Mas a agressividade da revista Veja contra o ex-presidente Lula pode indicar, como dizem os mineiros, que há algum caroço nesse angu.

No dia 9 de abril deste ano, reportagem do 247 revelou que Gilmar chamou para si uma ação estratégica para os interesses de Cachoeira (leia mais aqui). Depois da notícia, o ministro devolveu o processo.

Outra história enigmática diz respeito à atuação na denúncia orquestrada por Carlos Cachoeira contra Waldomiro Diniz, ainda em 2004, que contou com a participação do promotor José Roberto Santoro e do ex-senador Antero Paes de Barros, que é amigo do ministro Gilmar Mendes.

Finalmente, há ainda a história do grampo entre o senador Demóstenes Torres e o ministro do STF, publicado por Policarpo Júnior, em Veja, e que derrubou a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência, a quem foi atribuída a gravação.

Ao que tudo indica, o grampo entre o senador e o ministro do STF também foi produzido pelos estúdios Cachoeira, com a participação dos arapongas Jairo Martins e Idalberto Matias.

____________


Recomendamos ler também matéria do Correio do Brasil de 28 de abril que explicita a ligação entre Gilmar, Demóstenes e Cachoeira.  

4 comentários:

  1. Penso que o desespero da Veja, Gilmar Dantas, Policarpo, e outros da grande midia seja porque o PT e PMDB não aceitaram o acordão que estavam fazendo.

    Assim, a CPI do Cachoeira estaria servindo como moeda de troca para o julgamento do mensalão. Mas sem acordo, Marconi Perillo vai enfrentar além da investigação da polícia federal, a CPI em Agosto. Ciente de que na política tudo pode mudar de um momento para o outro, a grande midia já está articulando uma grande frente única para incluir Cabral e Agnelo.

    Por sorte da Veja bandida, as relações de Cabral como o bicheiro Carlinhos Cachoeira são reveladoras e podem trazer Cabral para dentro da CPI com ou sem acordo. Como o PIG não brinca em serviço, mesmo sabendo que esta denúncia do Gilmar Mendes com "exclusividade cachoeiristica" , todos os meios de comunicação da dita imprensa golpista e agora também bandida, fazem questão de esquecer o desmentido e estão atuando forte para desqualificar Lula.

    Ciente de que Lula conta ainda com grande apoio popular por ter sigo o melhor presidente de todos os tempos no Brasil, a grande midia tenta de todas as formas impedir o avanço do marco regulatório.

    A melhor forma de travar este avanço é enquadrar Lula. Não fique pensando que os assuntos estão desconectados. Na política você precisa enxergar a folha, árvore, floresta e até o sopé do morro.

    A grande midia está ciente também de que teremos olimpíadas no meio do ano. Será um duro golpe porque o povo estará atento como sempre ao pão e circo.

    Se a investida da midia golpista falha agora em Junho, dificilmente conseguirá arquitetar seus planos para melhorar a situação da oposição que além de fragilizada, está desmoralizada, apática, cambaleante e midiaticamente dependente do pig.

    Aliás, a grande midia sempre quis que políticos estivessem cambaleantes e midiaticamente dependentes.

    As eleições municipais serão uma verdadeira guerra que esses golpitas farão de tudo para anular os avanços dos partidos aliados ao governo.

    Na minha visão, Demostenes vai ser cassado exemplarmente. Marconi Perillo pode perder o mandato. Serra poderá entrar na CPI se todos os indícios já apontados por vários blogs entre a Delta e o governo de São Paulo para a limpeza do Rio Tietê e outros prédios que a empreiteira participou.

    O mesmo pode acontecer com os contratos que o governo tem com a empreiteira com as obras do PAC como afirma a grande midia com galhardia.

    Junte tudo isso com um ministro que supostamente já andou na linha de frente da bandidagem soltando calhordas a revelia como Gilmar Mendes e um julgamento que interessa muito a quem criou o factóide a época. A política vai ficar como o diabo gosta.

    Entre mortos e feridos teremos poucos vitoriosos entre os dois lados dessa contenda sórdida e lastimável.

    Com certeza não será o nosso povo. De qualquer forma, precisamos seguir em frente confiando nas instituições políticas porque somente ela poderá efetivamente continuar melhorando a vida da nossa gente.

    Se tivesse como votar, aposentaria Gilmar Mendes e acabaria com as nomeações de ministros do STF da forma que é feita hoje. Para ser ministro do STF teria que trabalhar, estudar, fazer provas e mais provas. Teria que entrar no STF por mérito e serviços prestados. Funciona assim em todo lugar organizado. Embora hoje exista um razoável equilíbrio de forças no STF, a compensação é feita de fora via imprensa usando políticos dependentes que são sacados a dedo para dar voz geralmente a oposição.

    Nem vou comentar sobre as atitudes da grande midia influenciando políticos para moverem ações contra o governo após vetos da presidenta Dilma.

    A #OndaVermelha2013 vem aí ;) rsrs

    ResponderExcluir
  2. ‎"Era uma quarta-feira. Ele me ligou de São Bernardo e disse que tinha as fotos: ou eu pagava ou ele publicava", revela Carolina Dieckman #LulaFactsByVeja

    ResponderExcluir
  3. É tanta mentira de perna curta, .... "...A denúncia de Veja, no entanto, não durou nem 24 horas. E a questão agora consiste em saber quem mentiu: Gilmar ou Jobim? De acordo com o relato da revista Veja, Lula e Gilmar teriam conversado reservadamente, na cozinha do escritório de Jobim, sem que o ex-ministro da Justiça tivesse presenciado o diálogo. Jobim, no entanto, foi enfático. Disse que Lula chegou quando ele e Mendes já conversavam, garantiu que presenciou todo o encontro e afirmou ainda que não houve nenhum instante de privacidade entre o ex-presidente e o ministro do STF...." e por aí vai a ignomínia midiática e corruptora.

    ResponderExcluir

Web Analytics